09/09/16

Pede ajuda!!! Por ti, por nós, pelo Mundo...




Foi numa quente tarde de Verão, que despertou em mim um medo que até hoje me acompanha.
Vivia no nosso monte, no meio do Alentejo e tinha o hábito de passar longas tardes a brincar com as minhas bonecas, num alpendre mesmo em frente à nossa casa. Como companhia tinha sempre o meu cãozinho, que naquele dia, teimava em ladrar e não me deixar brincar...
Ouvi um som, como se um tronco estivesse a “descolar-se” de uma árvore e levantei-me. Dei um passo e.... Tudo eram chamas à minha volta. As árvores que nos rodeavam estavam em chamas. Num impulso entrei em casa e chamei a minha mãe e avó, contando o que estava a acontecer, mas não acreditaram em mim... Obriguei-as a ir à rua e... Foi um dia e uma noite infernal. Os bombeiros foram excepcionais, mas aquele som, aquele calor, aquelas chamas, o desespero espelhado no rosto de todos nós, para sempre ficaram na minha memória.
Recordo que em todos os verões seguintes, tinha medo de adormecer... Cada vez que ouvia um som diferente que me fizesse lembrar aquele dia, corria para a rua, fossem que horas fossem...
Voltou a arder mais umas vezes, mas não com aquela intensidade, acabámos por descobrir sempre numa fase mais inicial.
Hoje, já não vivo lá, mas a minha família sim, não lhes transfiro este meu medo, mas não consigo não perguntar-lhes: “não tem havido incêndios por aí?”; “o pai limpou as terras este ano?”. E sempre que o monte fica sozinho um fim-se-semana, a preocupação é mais presente.
Partilho-vos esta minha memória, num momento em que o nosso país continua a arder... É incrível a dor que estas pessoas estão a viver!

Agora, tenho uma pergunta para ti.
Sim, para ti, que incendiaste o nosso mundo. Sim, o nosso mundo! Caso não te lembres, vives no mesmo mundo que nós e ao destruíres este mundo, estás a destruir a nossa vida, mas a tua também!
Tens filhos? Família? Animais?
Tens onde dormir esta noite?
O que ganhas com este ato destrutivo?
Dinheiro?
Ou tens prazer em ver arder? Se és piromaníaco, precisas de ajuda! Por favor, procura essa ajuda, tudo tem solução, menos isto que tu fazes!!!
Existem pessoas a perder tudo, vidas inclusive!
Tu não queres matar ninguém, apenas queres ver arder, mas muitas vezes perdes a noção da realidade e quando dás por ti, o fogo tomou proporções que não estão no teu controlo, eu entendo-te, por isso te peço, pede ajuda!
Não destruas vidas, constrói a tua!
Todos nós temos fragilidades, todos nós temos algo que nos perturba, que nos angustia, mas isso, não faz de nós alguém menos capaz do que outra pessoa.
Não tenhas medo de assumir esta tua fragilidade. Pede ajuda! Existem especialistas que farão tudo para que alcances a tua paz e bem-estar!
Pensa com carinho no mundo onde vives! Pensa com carinho no futuro que queres para ti! Tu és capaz de ficar bem!
Eu sei que tu consegues!
Pede ajuda!
Por ti, por nós, pelo Mundo...


Débora Água-Doce
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© A Psicóloga que também é Blogger . All rights reserved.