02/09/16

O que fizeste hoje por alguém?



Vivemos na Era do individualismo, na Era onde o “nosso umbigo” é o centro do mundo. Cada vez mais lemos coisas como “és a pessoa mais importante da tua vida”, “pensa sempre em ti primeiro”, coisas que eu própria defendo e alimento através da minha escrita e sobretudo nos processos terapêuticos. Mas será que sabes exatamente o que quer dizer “és a pessoa mais importante da tua vida”?
Esta mensagem tem o objectivo de potenciar em ti o cultivar do Amor próprio, o cultivar do respeito por ti próprio, mas jamais terá o propósito de dizer que só tu importas neste mundo!
Deves garantir o teu bem-estar, mas deves também potenciar o bem-estar dos que te rodeiam, daqueles com que te cruzas e precisam da ajuda que podes prestar naquele momento.
De que serve a vida se não a partilhares?
A nossa sociedade está cada vez mais alienada e desumanizada. Por todo lado nascem novos edifícios, por todo lado existem carros que ocupam o espaço onde antes caminhávamos livremente pela rua...
As árvores dão lugar a projetos com potencial financeiro, os animais dão a pele pelas marcas de luxo que vais usar...
Importa-te ter os melhores gadgets, das marcas mais populares. Importa-te tirar aquela fotografia espetacular que te trará uma centena de aprovações, mas no fim... Vives num mundo onde o trabalho, os computadores, as televisões, a evolução económica, te prendem ao sofá e não te deixam sair e conviver com outras pessoas. Vives inundado  pela exclusão social e pela individualidade acentuada.
Não existe em ti a capacidade de mudar o mundo, mas existe em ti a possibilidade de mudar o teu mundo e de melhorar o mundo de alguém.
Assegura-te de que não te estás a isolar do mundo, trocando o amor pelo próximo e o valor de uma comunidade, pela exclusão social e a individualidade acentuada.
Apesar da crescente tendência que nos rodeia pelo egoísmo em detrimento da ajuda ao próximo, conhecido ou desconhecido, cabe-te a ti contrariá-la no teu dia a dia.
Começa já hoje!!!
Dá mais de ti aos outros.
Ao dares de ti aos outros vais sentir-te melhor contigo próprio, vais melhorar o dia dessa pessoa, nem que seja apenas naquele momento.
Existem coisas tão simples que podem fazer toda a diferença na vida de alguém, coisas como simplesmente sorrir para alguém na rua...

Pratica a compaixão! Ela é contagiosa.
O mundo resulta da relação de todos nós!

Confia: o mundo pode ser um sítio muito melhor.


Um abraço,

Débora Água-Doce
SHARE:

1 comentário

  1. Olá, gostei muito do teu blog e consequentemente do que escreves! Blog a seguir!

    ResponderEliminar

© A Psicóloga que também é Blogger . All rights reserved.