18/07/16

Cuida da tua mente




Tão importante como cuidar do teu corpo, é cuidar dos teus pensamentos, do teu coração e da forma como eles se misturam.
Cada vez mais ouves falar de meditação, dos seus benefícios e principalmente da  possibilidade de levar uma vida menos stressante.
Mas sabes realmente o que é?

Meditação [segundo a Wikipédia]
A meditação é uma prática que, através de um conjunto de técnicas, procura treinar a focalização da atenção. A sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientas, especialmente ao yoga e ao budismo.
A palavra meditar tem origem no latim mederi, que significa “tratar, curar, dar atenção médica a”. O termo em páli utilizado para referir-se a meditação é bhavana, que significa 'cultivo'.

Para mim, de forma resumida, a meditação não é mais do que te permitires a viver o momento presente. A prestares atenção ao teu corpo e aceitares os teus pensamentos.
A sua prática diária ajudar-te-á a controlar melhor os teus impulsos pois devolve-te consciência; a ter mais clareza sobre ti própria, identificando o que sentes sem julgamentos de valor; a reduzir a ansiedade e a viver de forma mais tranquila e leve.

Começa hoje a dedicar 15 minutos de teu dia a ti:
- escolhe um local sossegado e uma hora que seja confortável para ti. Assegura-te de que nada nem ninguém te interrompe.
- começa apenas por dedicar 5 minutos à tomada de consciência da tua respiração, daqui a uns dias aumenta esse tempo até chegares aos 15/20 min diários.
- Inicialmente se sentires dificuldade em prestar atenção à tua respiração, podes optar por colocar uma música relaxante [experimenta a aplicação Calm].
- Senta-te de forma confortável sem mãos ou pernas cruzadas. Deixa fluir...
- Repara (mentalmente) no movimento da tua barriga enquanto respiras, pratica respiração abdominal e toma consciência das sensações no teu corpo.
- Aceita todos os pensamentos que teimam em surgir, é normal. Não os rejeites, são apenas pensamentos...
Com o praticar deste exercício começarás a perceber que cada vez mais te surgirão menos pensamentos e que conseguirás ter a atenção plena do momento presente.

Lanço-te este desafio: PRATICA MEDITAÇÃO DURANTE 15 DIAS SEGUIDOS E DEPOIS ESCREVE-ME A CONTAR COMO FOI A TUA EXPERIENCIA.

Um abraço,

Débora Água-Doce
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© A Psicóloga que também é Blogger . All rights reserved.