19/03/14

Ser Pai é…




"Os mais velhos só aprendem quando aceitam que, para educar os outros, é necessário, em primeiro lugar, querer aprender com eles. E isso só é possível quando, nas intenções da educação, a aquisição de conhecimentos for substituída pelo carinho à sabedoria."
Eduardo Sá


Ser pai é partilhar “viagens”, é aprender, é receber e ensinar.
É partilhar… Partilhar conversas, carinho, conquistas, esperanças e preocupações!
É Amar e ser Amado!

Guardo comigo memórias de menina… Memórias do meu Pai…
Lembro-me das horas infindáveis de cócegas que me deixavam com dor de barriga de tanto rir…
Recordo com saudade, as manhãs em que acordava e tinha na mesinha de cabeceira um chocolatinho, era um miminho que adorava receber. Acordava com um sorriso: “foi o meu pai”.

Gostava de te acompanhar para todo o lado… Lembro-me de uma fase em que foste camionista e eu adorava ir contigo. Apenas para te fazer companhia e ser ouvinte das tuas sábias historias.
Lembro-me de ouvir a tua voz: “filha, anda já com o pai”…”a mãe faz um lanchinho e vamos” e lá ia eu com um sorriso nos lábios, vestida de cor-de-rosa. Do teu colo, saltava para o “carro mais alto do mundo” e parecia que entrava num conto de fadas.

É chegado o momento da escola primária e com ela, as partilhas dos trabalhos de casa, eras tu quem lá estava na hora de aprender, eras tu quem lá estava na hora de disciplinar… Nem sempre gostei disso, mas hoje sei, que fizeste o teu melhor e esse teu melhor ajudou-me a ser quem sou hoje.

Obrigada!
Obrigada por teres lutado tanto para me “criar”!
Obrigada por tudo o que abdicaste na tua vida, para que à tua menina nada faltasse.
Obrigada pelo Amor e até pelos silêncios. Hoje entendo-os! És tu…
Obrigada por continuares aí e por me fazeres sentir que apesar de crescida, posso sempre contar contigo, mesmo sem o dizeres.
E sabes? Conta comigo, também!

Gosto muito de ti, Pai!
Feliz dia do Pai!


Débora Água-Doce



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© A Psicóloga que também é Blogger . All rights reserved.